Confira nossas dicas de roteiro para deixar sua viagem a Kyoto marcada na memória!
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar através de nossos links, nós ganhamos uma comissão. Assim você ajuda a manter o Dona Arquiteta no ar! Boa leitura.
Kyoto é uma das cidades mais famosas e visitadas do Japão, suas ruas recebem milhões de visitantes todos os anos. Repleta de belas paisagens e obras arquitetônicas importantes, é o berço da cultura japonesa. Está localizada no sul do Japão e foi a capital do país por mais de um milênio (até o ano de 1868, quando foi substituída por Tóquio).
Ela uma cidade majoritariamente plana e — diferente de algumas cidades japonesas conhecidas pelos seus arranha-céus — Kyoto estabeleceu um limite de altura para seus edifícios. Na sua viagem para Kyoto, você encontra muitas casas com arquitetura típica do Japão feudal, construções charmosas, uma natureza exuberante e mais de dois mil templos.
Quer conhecer de perto as tradições e a cultura japonesa em sua próxima visita ao país? Continue lendo este texto para não perder nenhuma dica!
Talvez você também se interesse por:
Kyoto é uma das cidades japonesas que melhor preserva as tradições e a cultura do país. Por ter sido a capital do Japão durante mais de um milênio, o local abriga construções importantes, como palácios e templos. Além disso, Kyoto também possui uma paisagem incrível, com densas florestas, cadeias de montanhas e grandes rios.
Confira a seguir alguns passeios imperdíveis em Kyoto e prepare-se para mergulhar na cultura e nas tradições japonesas.
Para iniciar o nosso roteiro em Kyoto, vamos mostrar uma sugestão de passeio para quem ama a natureza. A floresta Arashiyama Bamboo é um lugar espetacular formado por túnel de grandes árvores de bambu que criam uma espécie de templo natural, onde você poderá relaxar e se reconectar com a sua essência.
A floresta Arashiyama Bamboo é um dos locais mais visitados e fotografados de Kyoto. Contudo, nenhuma foto é capaz de transmitir a verdadeira sensação que é estar no meio desse túnel de árvores. Em alguns momentos do dia, a luz do sol penetra a vegetação, criando um jogo de sombra e luz que deixa a paisagem ainda mais bonita. Eu não deixaria passar uma oportunidade de visitar a floresta Arashiyama Bamboo durante uma viagem à Kyoto.
O Fushimi Inari Shrine é um dos principais templos xintoístas do Japão. Ele é dedicado a Inari, o deus xintoísta do arroz. Os seus milhares de portões tori vermelhos são os principais responsáveis pela fama do templo. Esses portões formam um túnel, que leva até uma floresta onde está localizado o Monte Inari, considerado sagrado pelos xintoístas.
De acordo com a tradição local, caminhar pelo túnel dos portões tori vermelhos pode trazer prosperidade e boa sorte. A parte externa do templo apresenta uma arquitetura típica do Japão antigo.
Um dos grandes destaques desse templo xintoísta é o portão Romano, que fica logo na entrada do complexo. O general Toyomi Hideyoshi doou essa estrutura imponente ao templo no ano de 1589.
O Kinkaluji, ou templo do pavilhão dourado, não poderia faltar no nosso roteiro de viagem por Kyoto. O local pertencia a um oficial japonês chamado Ashikaga Yoshimitsu, que fez um testamento determinando que a construção fosse transformada em um templo Zen após a sua morte, que ocorreu em 1408.
Contudo, essa estrutura foi queimada duas vezes em períodos de guerras e uma vez por um monge, em 1950. Todavia, a estrutura do templo foi reconstruída no ano de 1955, e hoje pode ser admirada por visitantes do mundo inteiro. O local tem o nome de pavilhão dourado porque é revestido por ouro.
A arquitetura do templo remete à cultura Kitayama, muito difundida no Japão antigo. Além disso, uma curiosidade dessa construção é que cada andar do templo representa um estilo arquitetônico diferente.
Outro ponto turístico que está no nosso roteiro em Kyoto é o templo Kiyomizu-dera, um local que possui uma importante história, e que ainda oferece uma visão privilegiada da antiga capital japonesa.
Construído no ano 778, o templo Kiyomizu tem mais de mil anos de história, e sempre foi um lugar muito visitado por pessoas de diferentes crenças e religiões. O local é dedicado à divindade Kannon, também conhecida como a deusa da compaixão.
Assim como ocorreu com o pavilhão dourado, o templo original também foi destruído pelo fogo. Contudo, o local foi reconstruído em 1633 e no ano de 1944 recebeu o registro de Patrimônio Cultural Mundial da Unesco e está listado como um dos monumentos históricos da antiga Kyoto.
O templo Kiyomizu está localizado no monte Otowa, um dos picos da cordilheira Higashiyama. Por causa dessa localização, o templo oferece uma visão panorâmica da cidade de Kyoto.
Se você está gostando destas dicas, aposto que também vai querer conferir estas matérias:
O distrito de Geisha é o lugar ideal para quem deseja mergulhar nas tradições e na cultura japonesa durante a viagem para Kyoto. Os membros da aristocracia do país durante a era EDO eram frequentemente vistos nesse local.
Hoje, o distrito de Geisha abriga restaurantes de chefs premiados, casas de chá e muitas lojas.
Além disso, Geisha preserva muito bem as construções antigas, o que faz com que os visitantes tenham a percepção que estão voltando no tempo quando visitam o local. Uma das ruas mais famosas do distrito é a Hanami-Koji, que margeia um canal, é repleta de árvores e abriga várias lojas de produtos tradicionais.
Para finalizar o nosso roteiro em Kyoto apresentamos a Kyoto Tower, que fica localizada na região central da cidade, e diferente da maioria das construções do município, possui um estilo futurista.
A Kyoto Tower tem 131 metros de altura. No alto da estrutura, há uma sala de observação que oferece uma visão panorâmica da antiga capital japonesa. Além disso, na torre também há um hotel, um restaurante e uma loja de produtos típicos da região.
Gostou do nosso roteiro em Kyoto? Então, que tal começar a programar agora mesmo uma viagem para esse destino incrível? Para conferir mais dicas de viagem, siga a Dona Arquiteta no Instagram.
Procurando onde ficar na cidade? Confira nossas dicas:
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…
Veja as melhores recomendações para saber onde ficar em Orvieto Este blogpost foi escrito inteiramente por…
Confira uma dica imperdível de onde ficar em Nápoles Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos…
Um guia sem complicações do que há de mais especial ao se aventurar pelo turismo…
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…