Kea Retreat: lar de meditação nas ilhas gregas
Grécia | Kea

Kea Retreat: lar de meditação nas ilhas gregas

Escrito por Fernando França | Atualizado em:
Avalie esta matéria

Onde fica Kea Retreat?

Endereço: Praia de Psathi. Vilarejo de Orkos, na Ilha de Kea (Cíclades). Grécia.
Telefone: +30 698 677 4151.
Preço: a partir de US$ 299* através do nosso link Booking.

ILHA DE KEA, NORTE DA GRÉCIA – Feche os olhos e inspire profundamente o ar da maresia. Um perfume fresco, marcado pelo aroma de lavandas e incensos. O som do vento soprando os ramos de oliveiras só são interrompidos pelas ondas quebrando no mar. Abra os olhos e veja o sol nascendo em um céu arroxeado. E tente se concentrar na posição de Ioga que a professora está tentando te ensinar.

Hoje vamos conhecer o Kea Retreat, um retiro espiritual único nas ilhas Cíclades.

Vista panorâmica a partir do hotel Kea Retreat, em Orkos (Grécia) - Dona Arquiteta
Foto: Kea Retreat (divulgação)

Muitas são as razões que levam alguém a ir até as bordas continentais onde a terra encontra o mar. Entre elas, o incrível potencial de nos reconectarmos com a natureza de quem somos. Talvez seja a mensagem poderosa dos elementos naturais – como mar e pedra –, que sobrevivem ao tempo e às tempestades. Como nossa essência.

É uma pista das razões que levaram o casal Zviki e Anat Eshet à decisão de fundar um lar na Ilha de Kea, na Grécia. Da israelita Tel Aviv, vieram acompanhados de seus filhos – Yehonatan e Uriel – e abriram as portas de seu retiro pessoal para o mundo. Um canto cheio de vida e calmaria numa baía rochosa que oferece vista panorâmica para o mar Egeu.

Assim nasceu o Kea Retreat.

Trata-se de um hotel especial que absorve a aura paradisíaca das Cíclades – conjunto de ilhas ao norte da Grécia – e a alimentam com sua espiritualidade oriental.

Com o apoio dos ventos mediterrâneos, seu design minimalista – e nem de longe industrial – abriga um retiro onde acontecem sessões de meditação, dança, yoga e refeições que alimentam corpo e alma.



O hotel

O Kea Retreat é uma expansão para o mundo de um modo de viver de Ziviki e Anat. Um estilo de vida que parece valorizar o autoconhecimento através de uma conexão natural com o mundo, sem jamais perder de vista de tal conexão é formada presença da natureza e por conversas com gente.

Dito isso, é possível entender a lógica que permeia tanto o design quanto a atmosfera do hotel.

Basicamente, é um retiro que preza os valores do Slow Living, sendo sustentabilidade um deles. No Kea Retreat, a estadia envolve um conjunto de serviços e experiências.

Entre elas:

  • A hospedagem em um ambiente desenhado para despertar momentos de meditação e descanso;
  • Refeições preparadas pelo Chef Uriel Eshet utilizando ingredientes cultivados na fazenda local ou da região;
  • Aulas e retiros diários de Ioga;
  • Spa com tratamento com óleos essenciais e massagens;
  • E sessões de aconselhamento e fortalecimento de relações familiares com uma terapeuta;

Tudo isso é oferecido em um modelo de hospedagem All Inclusive.

O Design e arquitetura do Kea Retreat

O Kea Retreat é um local onde cultura regra se encontra com budismo. A paixão dos donos pela arquitetura grega, em especial a do mar Egeu, é nítida. Todas as acomodações são antigas casas de campo (chamadas de “Kathikies”) com estruturas cuja idade tem mais de 400 anos.

Essas antigas casas foram restauradas e integradas para formar o Kea Retreat.

Interiores do Kea Retreat - Dona Arquiteta
Foto: Kea Retreat (divulgação)

Os interiores das acomodações seguem a filosofia minimalista, que extrai elegância da austeridade. São quartos que buscam harmonia visual com os elementos naturais da praia de Psathi (onde o hotel está instalado).

Predominam aqui a paisagem rochosa, oliveiras e parreiras de uva.

Piscina do Kea Retreat - Dona Arquiteta
Foto: Kea Retreat (divulgação)

Na abordagem das cores, a harmonização é proposta através do uso da claridade das paredes caiadas e da sobriedade extraída dos tons terrosos. A combinação dessas cores com o uso de elementos decorativos feitos em madeira e materiais naturais da ilha – produzidos por artesãos locais – integra o hóspede à aura das ilhas Cíclades.

As toalhas, roupões e sabonetes também são produzidos na região e com designs tradicionais. Além disso, todas as acomodações do Kea Retreat possuem vista para o mar, terraços privados e chuveiros instalados na área externa. São quatro suítes ao todo.

Interior de uma das suítes do Kea Retreat - Dona Arquiteta
Foto: Kea Retreat (divulgação)


A cozinha regenerativa no Kea Retreat

Gastronomia também é um assunto de família aqui. Pai e filho são especialistas da culinária grega, com reputação na gastronomia internacional e passagem por importantes restaurantes da Europa.

Zviki Eshet – o pai – é um restaurateur com autoridade no assunto. Ele é responsável por uma série de restaurantes da rede Grinberg Group. Seu portifólio inclui o Greco, um reconhecido restaurante de cozinha grega em Tel Aviv.

No caso do Kea Retreat, quem domina a cozinha – do desenho do menu à produção de muitos de seus ingredientes – é seu filho mais novo: Uriel Eshet.

Uriel é formado em gastronomia pela International Culinary Center de Nova Iorque e já deixou pegadas em restaurantes importantes como o londrino Ikoyi e os dinamarqueses Noma (de Copenhague) e o Amass.

Uriel Eshet, Zviki Eshet e Yenohatan Eshet
Foto: Marie Claire Greek (divulgação)
Uriel Eshet (a direita) ao lado de seu pai Zviki (no centro) e Yehonatan (a esquerda) – que é responsável pelos retiros de Ioga do Kea Retreat.

No Kea Retreat, a filosofia predominante é a do “campo à mesa”. Todos os ingredientes utilizados no cardápio são locais e colhidos com respeito a sazonalidade de cada cultivo. A propriedade do hotel é bem servida de oliveiras (sim, o azeite é produzido ali mesmo), pomares, hortas e vinhas.

A combinação de sabores de Uriel não se define em nenhuma nacionalidade, tendo como constante a presença dos aromas dos ingredientes do mar Egeu.

Os pratos oferecidos no menu mudam diariamente – aproveitando o que há de mais fresco e saboroso no campo – e por ele já passaram iguarias como o tradicional Sando Strapatsada servido com pão Tsoureki e o Dolmade (enrolado de folha de videira) recheado com Lavraki (robalo), nectarinas assadas e manteiga de cabra.

Lâminas de Robalo em arroz persa, preparado pelo chef Uriel Eshet - Dona Arquiteta
Foto: Kea Retreat (divulgação)
Lâminas de barriga de robalo são servidas em uma cama de arroz persa, feito com o grão, batata e iogurte. Sobre eles, caramelo de mel aromatizado com açafrão.
Robalo ao molho Ponzu, preparado pelo chef Uriel Eshet - Dona Arquiteta
Foto: Kea Retreat (divulgação)
Robalo grelhado, com molho Ponzu (preparado com bergamota tostada), limão grelhado e pomelo.
Azeitonas envelhecidas em conserva com funcho selvagem, por chef Uriel Eshet - Dona Arquiteta
Foto: Kea Retreat (divulgação)
Azeitonas colhidas na propriedade, curadas com água salgada do mar e envelhecidas no azeite cítrico prensado a frio (preparado pela própria equipe do Kea Retreat), servidas com funcho-do-mar fresco e em conserva.

As atrações da Ilha de Kea

O Kea Retreat fica na ilha homônima, em um vilarejo chamado Orkos. A Ilha de Kea (também chamada de Tzia) faz parte das ilhas Cíclades. É o título milenar dado a esse conjunto com aproximadamente 200 ilhas ao norte da Grécia. Foram conhecidas assim por estarem ao entorno da cidade de Delos, considerada sagrada pelos antigos gregos.

Elas são conhecidas pelas paisagens paradisíacas, arquitetura tradicional pautada pelo uso da pedra, praias de areia branca e o mar azul de águas cristalinas. Entre elas estão também Santorini, Mikonos e Antíparos.

A ilha onde fica o Kea Retreat é uma das mais distantes do conjunto de ilhas. Na realidade, dificilmente você conseguirá barcos para lá através das três ilhas que mencionamos anteriormente. O principal meio para se chegar em Kea é por Atenas através de uma balsa (ferry) que leva mais ou menos 30 minutos.

Caminhos pela ilha de Kea - Dona Arquiteta
Foto: banco de imagens (reprodução)


Contrate um guia em Atenas! Com a Get Your Guide, você tem a disposição diversos profissionais organizando os passeios mais incríveis no seu destino


Algumas das principais atrações que a ilha oferece são:

  • As praias e enseadas, entre elas as de Orkos, Koundouros e a mais popular sendo a Praia de Gialiskari;
  • Caminhadas e trilhas através da região montanhosa da ilha de Kea, com vislumbres únicos do Mar Egeu, além de encontros com edifícios e monumentos antigos. Entre eles o Leão de Kea, uma misteriosa rocha esculpida na era arcaica, templos e igrejas ancestrais;
  • Visita nas aldeias tradicionais como Loulida, Korissia e Vourkari;
  • E a própria gastronomia da ilha, marcada pelo uso de mel, frutos do mar e amêndoas.

É importante destacar que a Ilha de Kea não é um destino badalado. Na realidade, é um destino recomendado justamente para quem busca momentos de meditação e contemplação.

O leão de Kea, na ilha de Kea - Dona Arquiteta
Foto: banco de imagens (reprodução)


Kea Reatreat: retiro de meditação com isolamento, conforto e elegância

Assim podemos definir esta estadia única, marcada pelos retiros da pela família Eshet.

Sabemos que hotéis e pousadas instaladas em praias, e que oferecem retiros de meditação, não são raros no Brasil (estão presentes em cidades como Salvador e Paraty, por exemplo). Porém é um modelo único nas ilhas Cíclades – uma paisagem que carrega o requinte mediterrâneo e a beleza do Mar Egeu.

O Kea Retreat é este modelo de hotelaria para retiros espirituais, que combina bom design, sustentabilidade, conforto e gastronomia local.

Porta de saída para o mar, em Kea Retreat - Dona Arquiteta
Foto: Kea Retreat (divulgação)

Procurando um hotel na região? Pesquise no Booking, uma plataforma totalmente digital para você reservar seu hotel com poucos cliques.


Observações

* Os preços divulgados tomam como referência na data de redação desta matéria. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.

REFERÊNCIAS

Site oficial do hotel

Maire Claire – versão grega

The Hotel Trotter

Time Out
Lifo

The Times

E-travel News

The Jerusalem Post

The Greek Reporter
Itinari

LEIA MAIS

BÃI SAN HÔ: autêntica experiência no vietnamita através da arquitetura

Bãi San Hô | Vietnã

Este hotel boutique foi desenvolvido pela rede Zannier Hotels para fazer com que seus hóspedes se sintam parte de uma fazenda de arrozais no Vietnã.

Com design de interiores assinado por Geraldine Dohogne.

Loja Zalo: souvenires exclusivos na ilha de Creta

Loja Zalo | Creta

Estes dois sócios estão redescobrindo a cultura grega através de souvenires que resgatam símbolos históricos com design contemporâneo e jovem.

Mini Roteiro de Viagem | Atenas

Preparamos uma seleção de passeios, destinos e hotéis para você conhecer em Atenas.

Além de algumas dicas de viagem!


Autor: Fernando França

Formado em Gestão Empresarial, apaixonado por Design, escritor por vocação. Fernando tem mais de 7 anos de experiência gerenciando e desenvolvendo negócios na área de Gastronomia. Eterno pesquisador de tendências, devora informações sobre projetos que unem estética, função, empatia e sustentabilidade. Veio ao projeto Dona Arquiteta para contribuir com o que pode haver de melhor sobre o assunto.


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top