Preparamos para você um final de tarde encantador pela Itália, ou melhor… por Turim! Além de sermos italianas de sangue, nós duas temos um enorme apreço pela cultura e população italiana.
Historicamente a Itália é considerada o centro de referência artística para todo o mundo. O respeito pela arte italiana é enorme, desde cada uma de suas marcas e tendências reconhecidas internacionalmente até seus designers que revolucionam e mantém o status das artes italianas desde sempre no mais alto nível.
Os designers italianos são verdadeiros artistas que há décadas apresentam ao mundo ideias inovadoras, em diversos setores, como arquitetura, interiores, moda, design automobilístico e desenho industrial. A arte italiana orienta o design de tantos países assim como determina sua existência. Um verdadeiro símbolo contínuo da arte contemporânea.
Então eu convido vocês a fazerem um breve passeio de fim de tarde, por Turim. Caso não consigam por qualquer motivo que seja realiza-lo fisicamente, façamos juntos agora em uma viagem online.
PRÓXIMO DESTINO, TURIM
Em italiano Torino, é a maior cidade da região do Piemonte, e efetivamente a quarta maior cidade do país, estando atrás apenas de Roma, Milão e Nápoles.
A cidade é sede da fabricante FIAT (Fabbrica Italiana Automobili Torino) e foi ainda sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006
O nosso roteiro, começa as 17hr, eu sugiro que você vá até a Mole Antonelliana, de ônibus ou a pé de preferência – Via Montebello nº 20 .
MOLE ANTONELLIANA
Endereço: Via Montebello, nº 20 – Turim – Itália.
Horários: segunda, quarta, quinta, sexta e domingo, das 09h às 20h; sábado, das 09h às 23h.
Reserve seu ingresso aqui.
A Mole Antonelliana é hoje o cartão-postal de Turim e foi construída em 1889 para ser uma sinagoga. A construção foi idealizada pelo arquiteto Alessandro Antonelli e o nome Antonelliana é uma referência a ele.
Em diversos pontos de Turim é possível ver a majestosa cúpula do prédio que atualmente abriga o Museu mais alto do mundo, com 167 m o Museu Nacional do Cinema! Tornou-se um dos pontos mais visitados da cidade e lá acontece o Torino Film Festival, um dos mais importantes festivais de cinema da Europa.
O Museu Nacional do Cinema foi realocado para a Mole Antonelliana em 2000. O espaço, hoje dedicado ao mundo cinematográfico, é absolutamente lindo!
São cinco níveis, nos quais é possível visitar as diversas áreas voltadas aos diferentes gêneros de filmes, conhecer os bastidores e sempre há exposições temporárias homenageando artistas e profissionais do cinema mundial. O Museu recebe mais de 500 mil pessoas por ano.
Além de visitar o Museu Nacional do Cinema, os visitantes podem descer para tomar um café no delicioso Eataly, restaurante tradicional italiano que ocupa o térreo do prédio ou mesmo subir no elevador panorâmico que é uma atração a parte do museu. Ele chega até o mirante, que fica no topo da cúpula do prédio, onde você tem uma visão 360° da cidade. Um passeio incrível com uma vista imperdível!
Procurando um hotel na região? Pesquise no Booking, uma plataforma totalmente digital para você reservar seu hotel com poucos cliques.
Dica: A vista vale a pena em qualquer hora do dia, mas eu particularmente me apaixonei pela vista noturna, quando você consegue ver a cidade toda iluminada!
Curiosidades : A Mole Antonelliana é representada em uma das faces da moeda de 2 centávos de euro italianas.
Saindo da Mole, aconselhariamos você a caminhar por 2 min pela rua Gaudenzio Ferrari, até o restaurante Gaudenzio Wine and Cuisine para jantar faça uma reserva feita para as 8:00pm.
GAUDENZIO VINO E CUCINA.
Endereço: Via Gaudenzio Ferrari , nº 2 – Turim – Itália.
Horários: de terça à domingo, das 19h às 23h.
Reserve seu ingresso aqui.
Localizado no centro histórico de Turim, Gaudenzio é um restaurante de 80 m² dirigido por um restaurateur apaixonado por vinhos naturais.
O restaurante transmite simplicidade e o calor de um ambiente doméstico, o projeto de BAM! Design Team se concentra no conceito de singularidade, típico de um processo artesanal de produção de vinhos.
De acordo com esta filosofia de produção, sua decoração é carecterizada pela diversidade de elementos, as superfícies horizontais são completamente diferentes. Os tampos das mesas são de mármore com uma variedade cromática evidente de acordo com a posição das mesas no salão.
O cliente percebe essas mudanças, pois não são utilizadas toalhas de mesa, mas apenas pratos de cerâmica (feitos à mão com cores diferentes), tornando a experiência da refeição diferente a cada vez.
O resto dos móveis feitos sob medida foram projetados com linhas simples e rigorosas, combinando quadros de metal leve com elementos sólidos.
Que tal um passeio com um guia só para você? Confira passeios incríveis a poucos cliques:
A reforma respeitou as características originais da sala, liberando as estruturas e valorizando o teto abobadado; O parquet foi restaurado e as paredes ficaram com os tijolos aparentes, pintados de branco ou parcialmente rebocados.
Os materiais utilizados no projeto se relacionam em harmonia com os materiais existentes, foram usados mármore carrara, mármore com veios alaranjados e verdes. carvalho natural e laqueado além do aço pintado.
Na paleta de cores usada no projeto, predomina o branco somado às cores tradicionais de Turim assim como com as cores típicas dos vinhos naturais. (verde escuro, laranja e bordeaux).
Leia mais:
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.
Mole Antonelliana, site
Bam Studio, site
Gambero Rosso, site
Fiat, site