O Brasil é um país de proporções continentais, cobrindo boa parte da América do Sul, com muitos biomas e experiências diferentes para se conhecer. Descubra aqui alguns destinos que considerados como os melhores lugares para viajar pelo Brasil. Hospedagens e passeios para quem ama bom design e passear.
Na década de 70, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) criou um amistoso mapa dividindo o país em cinco grandes regiões. O objetivo dele é facilitar a pesquisa de campo do instituto ao mapear a população brasileira. Para criar tal mapa, a natureza foi a bússola: os critérios para a definição das regiões se baseiam no clima, na vegetação e no relevo.
A natureza e não a cultura. Por isso as regiões não simbolizam, tal como em outros países, aglomerados de cidades que dividem aspectos culturais e econômicos em comum.
Por isso, usar este mapa pode não parecer ideal para apresentar os melhores lugares para viajar pelo Brasil e onde ficam. Mas, como dá um direcionamento sobre os principais biomas brasileiros e é o principal mapa utilizado para quase tudo no Brasil, decidimos utilizá-lo neste guia!
Leia mais:
A região centro-oeste do Brasil é formada pelos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Entre os melhores lugares para visitar no Brasil estão a própria região da capital brasileira e o bioma do pantanal (MS) – um dos mais biodiversos do mundo.
Apesar de ser mais conhecido por estes dois destinos, também é muito procurada pela cidade de Bonito (MS), as termas de Caldas Novas e os sítios arqueológicos espalhados por toda Goiás.
Uma peculiaridade da região é a existência do Distrito Federal, uma unidade federativa (Estado) que fica – geograficamente falando – dentro de Goiás.
É no distrito federal que encontramos Brasília. A capital brasileira é a maior cidade construída no século XX, reconhecida como patrimônio cultural pela UNESCO e considerada um dos 10 principais destinos turísticos de arquitetura pelo The Guardian.
Confira nossos conteúdos de locais da cidade:
Onde se hospedar em Brasília:
A região sudeste é considerada a região mais desenvolvida do país no campo econômico e industrial. Uma de suas cidades, Rio de Janeiro, foi capital do país e hoje é o segundo destino mais visitado do país, perdendo apenas para São Paulo que está localizada na mesma região.
São quatro estados ao todo que formam a região:
Entre os melhores lugares para viajar no Brasil, a região sudeste apresenta a melhor infraestrutura turística.
Há grande variedade de passeios. Desde praias badaladas, destinos paradisíacos no litoral, grandes festivais culturais (de música à literatura), eco turismo, regiões de montanha, cidades históricas e até mesmo alguns destinos com a atmosfera cidades tradicionais da Europa.
O Estado de São Paulo, de capital homônima, é uma das áreas mais ricas do país. Algumas cidades paulistas já são bem conhecidas do grande público como as praias do Guarujá, Campos do Jordão e a própria cidade de São Paulo.
Mas há inúmeros destinos nos diversos circuitos temáticos ao longo de São Paulo.
Confira alguns de nossos conteúdos de destinos em São Paulo:
É a capital do Estado e também a maior cidade da América Latina. Se trata de uma gigantesca cidade global que recebe turistas de todas as partes do mundo, principalmente à negócios. Aqui estão localizadas as principais multinacionais instaladas no país e isso favoreceu a consolidação doso circuitos artístico e gastronômico da cidade.
Confira alguns dos nossos conteúdos:
Onde se hospedar em São Paulo:
Onde comer na cidade de São Paulo:
Passeios em São Paulo:
A cidade de Ribeirão Preto é um dos principais destinos no interior de São Paulo. Pela cidade estão grandes edifícios históricos, incluindo um dos teatros mais antigos do Brasil e opções de parques que preservam a fauna e flora da região.
Conheça alguns dos nossos conteúdos de lugares em Ribeirão Preto.
Onde comer em Ribeirão Preto:
Lugares para conhecer e lojas em Ribeirão Preto:
Campinas é uma metrópole localizada no centro-leste de São Paulo, a cerca de 90 km da capital do Estado e cerca de 20 km do Aeroporto de Viracopos. A cidade não é conhecida como destino turístico, mas é um importante polo tecnológico na região e sua infraestrutura recebe grandes investimentos ano após ano.
Lugares para conhecer em Campinas:
Campos do Jordão é uma cidade localizada na Serra da Mantiqueira, fria e cercada de pinheiros, que é conhecida como uma cidade europeia no interior de São Paulo.
Campos do Jordão se tornou um destino procurado nos séculos passados devido à sua altitude e nivel de oxigênio do ar, favoráveis ao tratamento de doenças respiratórias. Mas foi a partir da década de 1980 que a cidade inaugurou sua fase como cidade turística e modelou a arquitetura típica da cidade como a conhecemos hoje.
A cidade impressiona com sua variedade de edifícios com estilos europeus de construção. O mais predominante é o enxaimel, inspirado nas construções germânicas e alemãs. Além dele, há castelos, mansões e casas com traços da arquitetura inglesa, toscana e também um estilo próprio que combina as bases de pinheiro com alvenaria.
Campos do Jordão é um dos melhores lugares para viajar no Brasil por conta da combinação de atrações que lhe confere ares internacionais. Atrações como
Outro destaque da cidade é a gastronomia, bem desenvolvida por inúmeros restaurantes de alto padrão e apetite por inovações culinárias usando técnicas tradicionais francesas.
Para sua hospedagem, recomendamos:
Monteiro Lobato está localizada na Serra da Mantiqueira, 128 km de São Paulo, e é vizinha da São José dos Campos. Trata-se de um refúgio quase intocado na serra, que ainda preserva muito da arquitetura colonial, a cultura caipira e tradições centenárias típicas de Minas Gerais (que tem divisa com a cidade).
A maioria dos visitantes chega na cidade em busca dos atrativos naturais e tranquilidade, sendo que é um destino muito procurado para turismo de aventura, desde trilhas tranquila à trekking.
Uma das atrações da cidade é Sítio do Pica-pau Amarelo original, a fazenda Buquira, da obra do de autor infantil Monteiro Lobato. Na propriedade é possível conhecer o museu histórico do escritor, observar as dezenas de espécies de pássaros que se abrigam no pomar e visitar uma cachoeira.
Se você está visitando a cidade, não deixe de conhecer:
Ubatuba é uma das principais cidades turísticas no litoral norte de São Paulo e próximo da divisa com o Rio de Janeiro (a cidade é vizinha da também conhecida Paraty), cercada de algumas das mais belas praias da região e diversos projetos ambientais.
Dividida em três principais áreas, oferece praias para os diferentes públicos: no centro e sul com ótimas estruturas de restaurantes, hotéis e atrações urbanas, e ao norte com a tranquilidade de praias praticamente intocadas.
A cidade tem inúmeros projetos que combinam preservação ambiental e turismo, como o aquário da cidade e o projeto Tamar, que protegem várias espécies de tartarugas marinhas da região.
Além das praias, Ubatuba atrai muitos visitantes em busca de aventura com passeios de escuna para a Ilha de Anchieta, as ruínas de Lagoinha e a trilha para o Pico do Corcovado.
Se vai para Ubatuba, se hospede em:
Rio de Janeiro é, possivelmente, o nome mais conhecido internacionalmente como um dos melhores lugares para viajar no Brasil. Rio de Janeiro é uma das cidades com romance mais antigo com o turismo, atraindo milhares de visitantes há décadas.
Um dos elos entre a grande maioria das cidades do Rio de Janeiro é a beleza natural. Com boa parte de suas cidades banhadas pelo mar e de encontro com a Mata Atlântica, é um encanto em flora e biodiversidade.
São 12 regiões turísticas oficiais no Rio de Janeiro, cada uma com seus atrativos. Juntas, conseguem abraçar todos os tipos de turistas. De todas elas, as que mais atraem visitantes são a chamada Costa do Sol — onde estão cidades como Saquarema, Cabo Frio e Arraial do Cabo — e a região metropolitana do Rio de Janeiro.
Outra região, que combina bem cultura e natureza, é a Costa Verde. Dois deles, Angra dos Reis e Paraty, são reconhecidos como Patrimônio Mundial pela UNESCO pelas paisagens e pela arquitetura tradicional.
Confira agora algumas das cidades do Rio de Janeiro que são destinos comentados aqui no Dona Arquiteta:
A capital do Rio de Janeiro e a vizinha Niterói formam a chamada Região Metropolitana, que é um dos melhores lugares para viajar no Brasil quem quer conhecer mais da arquitetura brasileira. Niterói, por exemplo, perde apenas para Brasília no número de obras assinadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
A cidade maravilhosa já foi capital do Brasil durante cerca de 200 anos e sua importância só cresceu após este período. Além das belas praias, marcadas na memória de quase todos por Copacabana, o Rio de Janeiro oferece fartos roteiros de passeios para quem ama arquitetura (da colonial à contemporânea), artes, música, teatro, gastronomia e esportes radicais.
Se você está indo para o Rio, se hospede em:
Passeios imperdíveis no Rio de Janeiro:
E não deixe de experimentar os sabores de:
Penedo é um distrito localizado na cidade de Itatiaia, no sul do Rio de Janeiro. Está localizado em uma região chamada Serra da Mantiqueira (que cruza Mina Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro) que é conhecida pela biodiversidade, cachoeiras e clima ameno.
O distrito de Penedo foi formado por um grande contingente de imigrantes finlandeses. Isso ser percebe nas tradições, nos sabores, nos nomes e, principalmente, na arquitetura do lugar. O estilo nórdico finlandês, com construções em tábuas de madeira pintadas em cores fortes, é bem presente em Penedo e lhe confere ares de romance.
Aliás, tal atmosfera é bem explorada pelo turismo local e o torna um destino muito procurado por casais.
Se você vai para Penedo, não deixe de relaxar e se hospedar em:
Conhecido por suas paisagens naturais, cidades históricas e culinária marcante, o estado de Minas Gerais encanta com suas riquezas arquitetônicas.
Cidades como Ouro Preto, Mariana e Tiradentes transportam os visitantes para o período colonial, com suas igrejas barrocas e ruas de paralelepípedos.
A gastronomia mineira, famosa por pratos como o feijão tropeiro e o queijo minas, torna o estado um dos melhores lugares para viajar no Brasil em busca de gastronomia. Além disso, a região conta com belezas naturais, como as serras da Mantiqueira e do Espinhaço, proporcionando oportunidades para ecoturismo e aventuras ao ar livre. Em Minas Gerais, cada cidade e recanto revelam uma parte da rica tapeçaria cultural e histórica do Brasil.
Brumadinho fica na região metropolitana de Belo Horizonte (está a cerca de 1h da capital mineira) e oferece boa flexibilidade de atrações aos turistas, inclusive para aqueles em busca de museus e exposições artísticas.
O grande destaque da cidade é o Instituto Inhotim, um gigantesco espaço dedicado à natureza (o Jardim Botânico contempla 4 mil espécies) e àquele que é considerado um dos maiores museus a céu aberto do mundo — são cerca de 700 obras.
Outras atrações são os restaurantes do distrito da Casa Branca e passeios pelos biomas da região – entre Mata Atlântica e Cerrado – que leva ao encontro de inúmeras cachoeiras.
Você pode conferir mais sobre o museu e outros destinos em Brumadinho nos seguintes conteúdos:
A capital do estado é um dos principais pontos de partidas para conhecer as cidades históricas, mas também reúne uma diversidade de atividades para seus visitantes. Dentre as diversas categorias de atrações, as principais são a gastronomia e as artes.
Na primeira categoria, é importante destacar que BH é parte do seleto conjunto das Cidades Criativas da Gastronomia. Além dela, apenas estão Florianópolis, Belém e Paraty. A honraria não veio por acaso porque a cidade reúne alguns dos principais restaurantes do país.
No campo das artes, se destacam o Conjunto da Pampulha, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que envolve diversos monumentos construídos ao lago homônimo, e a Praça da Liberdade que é reúne o maior número de museus no Brasil.
Se quiser conhecer mais da cidade a partir de nossos conteúdos, não deixe de conferir:
A região sul recebeu milhares de imigrantes europeus no século passado e se orgulha desta origem, que permeia cada uma de suas cidades entre paisagens bucólicas e grandes festivais culturais.
O sul do Brasil é formado pelos estados do Paraná, Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. Os principais destinos da região são focados em visitar:
Estas são apenas algumas das inúmeras atrações que fazem de diversas cidades do sul os melhores lugares para viajar no Brasil. Conheça alguns dos estados da região que tem destinos marcados no radar do nosso Guia pelo Brasil:
A região sul do Brasil, muito associada ao frio, costuma sair de vista quando pensamos em praias e isso passa longe de ser justo com o estado. Santa Catarina tem algumas das praias mais lindas desse Brasil.
Entre os principais motivos que levam turistas a viajar por Santa Catarina estão:
Isso, é claro, sem citar outras atrações bem conhecidas como o Beto Carreiro World e as praias de Balneário Camboriú.
Conheça algumas das cidades do estado:
Florianópolis é a capital de Santa Catarina e umas cidades mais visitadas entre as mencionadas desse Guia pelo Brasil. A cidade é um reduto de cultura contemporânea no sul do Brasil. Entre praias de cair o queijo (são 42 ao longo da enorme ilha), há uma infinidade de saraus, feiras de bairros locais, exposições de arte, música ao vivo e teatro.
Acompanhamento essa efervescência cultural, o circuito gastronômico da ilha também é agitado, inclusive com rotas gastronômicas bem conhecidas como a das ostras e da Lagoa da Conceição. No quesito artes, é um dos melhores lugares para viajar no Brasil.
Conheça alguns dos lugares que recomendamos em Florianópolis:
Balneário Camboriú é uma das cidades mais badaladas do sul do país. Suas belas praias se encontram com a mais completa infraestrutura turística do país, atraindo todos os perfis de turistas todos os anos.
Dessa estrutura, se destacam restaurantes e baladas de alto padrão.
Conheça alguns dos locais recomendados em Balneário Camboriú:
O estado do Paraná é a parte do sul do país que cruza com outras duas regiões. Com o centro-oeste pela divisa com o Mato Grosso do Sul e com o sudeste, pela divisa com São Paulo. O estado guarda muitos traços culturais de seus vizinhos enquanto preserva uma forte identidade de pertencimento.
Os principais destinos no Paraná são:
Paraná, apesar de ter a cosmopolita Curitiba entre as suas cidades, é indicada para os turistas em busca de relaxamento, belezas e atrações culturais.
As Cataratas de Iguaçu | Foto: banco de imagens (reprodução)
A capital guarda para si os principais monumentos e centros artísticos como o Jardim Botânico, o Teatro Ópera e o Museu Oscar Niemeyer (o MON) — dedicado às artes visuais e arquitetura.
Conheça os lugares recomendados em Curitiba:
O nordeste brasileiro é rico em lindas paisagens naturais, cultura, história e gastronomia. O principal atrativo da região é essa singular combinação entre belezas naturais e diversidade cultural.
Diversos povos se encontram em praias de águas quentes, chapadas, cânions, ilhas, biomas raros e cidades coloniais. Entre os principais destinos nordestinos estão:
O Nordeste é uma região que surpreende e desperta paixões. Cada um de seus estados guarda sua própria parcela de aventura.
O estado de Alagoas oferece seu litoral de tirar o fôlego, com praias de areia branca e água cristalina, para milhares de visitantes anualmente. O turismo é uma das principais fontes de renda, gerando investimentos constantes em uma ótima infraestrutura para receber os mais diversos turistas.
Os destinos mais procurados em Alagoas são a capital Maceió que tem seu pedaço valioso de litoral, Maragogi (cujas águas azuis e biodiversidade lhe concederam o apelido de caribe brasileiro) e a histórica cidade de Piranhas onde se preserva um rico acervo das memórias do antigo cangaço.
Confesso que considero como um dos prazeres de Alagoas a quantia de riquezas naturais que encontramos em destinos menos conhecidos do estado. Muitos deles marcam presença aqui nos nossos conteúdos:
Porto das Pedras é formada por dezenas de pequenas vilas na região da Costa dos Corais. Sua marca é o charme ancestral, rústico. Seu centro é o ápice desta identidade, com uma fila de cidades centenárias que vislumbramos já na chegada — trajeto normalmente feito por balsa.
Seu principal atrativo é a paisagem idílica, formada por praias de areia fina e horizontes marcado pelo mar azul, recifes e coqueiros. A Praia do Patacho é a principal atração da cidade e ainda assim consegue apresentar ares de tesouro recém-descoberto.
Onde ficar em Porto das Pedras:
São Miguel também faz parte da Costa dos Corais e é famosa por suas águas tranquilas, geradas por piscinas naturais que se formam ao longo dos recifes.
Tem seu nome graças ao milagre atribuído à São Miguel Arcanjo, que curou um pescador que havia limpado sua escultura em uma mina d’água. A mina continua lá e é uma das atrações da cidade, junto à diversas praias de pouco movimento e águas cor de esmeralda.
Onde ficar em São Miguel dos Milagres
Uma pequena cidadezinha com população de pouco mais de 13 mil habitantes, ao longo de vilas de pescadores que também se localizam na Costa dos Corais. É um dos destinos dos turistas da região que buscam tranquilidade durante o verão.
Onde ficar em Passo do Camaragibe
Barra de São Miguel já se destaca dos outros destinos mencionados em Alagoas. O turismo aqui é muito bem desenvolvido e já não tem tantas praias vazias como suas cidades vizinhas. Este movimento garante várias atrações como passeios de buggie, lanchas e dezenas de restaurantes.
Onde ficar em Barra de Sâo Miguel
O Ceará é um dos estados mais diversificados do nordeste do Brasil. São mais de quinhentos quilômetros de litoral. Não faltam praias de areia clara, água morna piscinas naturais.
O rico patrimônio histórico e natural cearense se reflete em todas as suas manifestações culturais, com maior influência em sua gastronomia e na arquitetura.
A capital cearense é ponto de partida para destinos famosos no estado como Jericoacoara, mas nem por isso oferece poucos encantos. É na cidade que está instalado o maior parque aquático da América Latina, o Beach Park.
O rico artesanato da cidade — onde se destacam as capas de cordéis em xilogravura — divide nossa atenção com passeios pela natureza em variadas facetas. Entre eles, trilhas ecológicas entre dunas, praias e lagoas.
Onde comer em Fortaleza:
Onde ficar em Icaraí da Amontada:
Onde ficar em Trairi do Ceará:
Trata-se de uma pequena vila que ficou tão famosa quanto a própria cidade onde se localiza, a Jijoca de Jericoacoara. Apesar do movimento turístico ter atraído grandes hotéis e restaurantes, Jericoacoara ainda preserva aquele pedaço de tranquilidade bucólica do interior sertanejo.
Seus pés ainda caminham por ruas de terra batida, casas baixas e te guiam por mangues, dunas e praias de águas tranquilas e transparentes.
Onde ficar em Jericoacoara
Onde comer em Jericoacoara:
O repertório cultural da Bahia é incomparável. Foi um importante polo político da história brasileira e ponto de chegada de milhares de imigrantes nos séculos de colonização.
A Bahia é a terra do axé, de um dos maiores carnavais do país, do candomblé, acarajé, capoeira e inúmeros símbolos marcantes da identidade brasileira.
O principal destino urbano para apreciar sua diversidade cultural é inegavelmente Salvador. Cores e sabores se combinam em uma cidade que se orgulha de sua dança, arte e — principalmente — sua culinária.
Mas é no interior do estado que encontramos as principais belezas naturais.
Itacaré é um dos destinos baianos mais disputados da chamada Costa do Cacau, essa faixa litorânea do estado que combina lindas praias com uma faixa quase intocada da Mata Atlântica.
Onde ficar em Itacaré
A região norte do país é a que reúne a maior faixa territorial do país — 45% do território brasileiro — e é formado pelos estados do Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Se destaca por ser a região que a abriga o principal bioma do continente, a Floresta Amazônica, e pela preservação da cultura indígena.
O Parque Nacional do Jalapão, no Tocantins, é um dos principais destinos de ecoturismo no Brasil, junto com o Monte Roraima (no estado homônimo) e Alter do Chão (no Pará).
Além dos atrativos naturais, o norte brasileiro atrai milhares de turistas em busca de uma rica cultura famosa pelo carimbó, o festival de Parintins e uma rica culinária. Dos sabores e saberes do norte muitos ingredientes têm caído no gosto nacional como o açaí, o tucupi, o cupuaçu e o tacacá.
O estado do Amazonas é um dos mais surpreendentes do Brasil. Suas atrações envolvem natureza, cultura e aventura. Principalmente este último. Guarda uma rica biodiversidade, com milhares espécies de plantas e animais que despertam a curiosidade de cientistas do mundo inteiro.
Uma viagem para o Amazonas é uma imersão no pulmão do planeta, descobrindo os limites e os desafios no combate à poluição e ao desmatamento, mas também as belezas que somente a natureza (e o respeito a ela) podem oferecer.
Manaus é capital do estado do Amazonas. Reúne um encontro arquitetônico e cultural curioso, combinando ancestralidade e modernidade. Há prédios históricos que valem a visita como o Teatro Amazonas e o Palácio Rio Negro.
Próximo à cidade fica um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo, o Parque Nacional de Ana Vilhanas, sobre o Rio Negro.
Onde ficar em Manaus:
referências
*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…
Veja as melhores recomendações para saber onde ficar em Orvieto Este blogpost foi escrito inteiramente por…
Confira uma dica imperdível de onde ficar em Nápoles Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos…
Um guia sem complicações do que há de mais especial ao se aventurar pelo turismo…
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…
Este blogpost foi escrito inteiramente por humanos e não foi patrocinado. Apesar disso, se você comprar…